Texto
Texto, uma editora do grupo LeYa leYa

Sobe, sobe para o Superior

Se gostarias de ter um curso superior mas achas que as oportunidades já passaram fica a saber que as regras vão mudar!

Se estás a fazer 23 anos ou tens mais idade e não completaste um curso secundário ou equivalente poderás, mesmo assim, candidatar-te ao Superior se conseguires preencher alguns requisitos. Será também necessário realizar algumas provas que vêm substituir o anterior regime de exames ad hoc.

O sistema de avaliação que vai ser criado para este caso será da exclusiva responsabilidade dos estabelecimentos de Ensino Superior.
A selecção será feita da forma que cada estabelecimento considere mais adequada ao curso e também ao tipo de candidato. 

As componentes obrigatórias da avaliação são as seguintes:

  • Apreciação do currículo académico e profissional;

  • Avaliação das motivações do estudante, que pode ser feita, designadamente, através da realização de uma entrevista;


  • Provas teóricas e ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso.

 

Estas provas, que são realizadas anualmente podem, assim, ser organizadas em função dos diferentes perfis dos candidatos e dos cursos a que se candidatam. As provas devem incidir, exclusivamente, sobre as áreas de conhecimento directamente relevantes para o ingresso e progressão no curso. 



É preciso reunir as seguintes condições para proceder à inscrição destinada à realização das provas: 

  • Completar 23 anos até ao dia 31 de Dezembro do ano que antecede a realização das provas;


  • Não ser titular de um curso de Ensino Secundário ou de habilitação legalmente equivalente;


  • Não ser titular de um curso superior.

Estas alterações ao regime de ingresso pretendem dinamizar a entrada no Ensino Superior de adultos que estão na vida activa. Caso estejas interessado(a) não deixes passar esta oportunidade!

Mas há ainda mais novidades...

Se completaste há pouco um CET - Curso de Especialização Tecnológica, fica a saber que se pretendes candidatar-te ao Ensino Superior as regras vão mudar. Até agora era necessário ter 18 meses de experiência profissional antes da candidatura ao Superior. No entanto, o Ministério Ciência Tecnologia e Ensino Superior veio retirar esta exigência de forma a facilitar o acesso ao Superior. Assim, após terminares um CET já não é necessário o tal período de experiência profissional para proceder à candidatura a um curso do Ensino Superior.

Estes Cursos de Especialização Tecnológica permitem adquirir uma formação técnica de alto nível. As capacidades e conhecimentos adquiridos permitirem assumir responsabilidades de concepção e ou de direcção e ou de gestão (de forma geralmente autónoma ou de forma independente).


Para mais informações, contacta o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Na Internet o endereço é o seguinte: http://www.mctes.pt/