Texto
Texto, uma editora do grupo LeYa leYa
CATáLOGO
PVP: 14,90 Euros
Páginas: 176
ISBN: 9789724746555

A Gloriosa Bicicleta

A bicicleta é uma curiosa e fantástica máquina, um ser que junta de forma surpreendente a capacidade de nos transportar, de nos fazer sorrir e, sobretudo de reflectir. Neste livro elogiamos a gloriosa bicicleta, vamos em busca das suas origens, rimo-nos com ela, descobrimos as diferentes espécies de ciclistas que se avistam na selva urbana e pensamos sobre a mudança social, política e económica que a bicicleta protagoniza, em Portugal e no resto do mundo. Em A Gloriosa Bicicleta partilhamos o amor e a felicidade de ver novos mundos devagar, ao ritmo de cada pedalada. Mas também espicaçamos, maldizemos, beliscamos, sempre com (alguma) diplomacia. Com sorte, irás ainda reter algumas utilidades tais como escolher um selim que não te magoe o rabo ou evitar cair nos carris dos eléctricos. Não vais aprender a afinar mudanças, mas ficas a saber lidar com a ira dos condutores que sadicamente tentam passar-te por cima. Não te mostramos quais os modelos de bicicleta mais modernos e aerodinâmicos, mas explicamos-te porque é que os verdadeiros ciclistas têm um sorriso na alma e uma pedaleira no lugar do coração.


Pedro Carvalho anda de bicicleta de montanha há mais de 20 anos e já percorreu várias partes do globo em busca daquela sensação única que só um singletrack perfeito pode oferecer; apesar disso, continua a achar que a serra de Sintra é um dos melhores locais do mundo para pedalar. Foi o fundador da Bike magazine, revista que dirigiu até 2001. O lançamento da revista B – Cultura da Bicicleta, há cerca de dois anos, representou a concretização de um sonho antigo.

Laura Alves é jornalista, produtora de conteúdos freelancer, copywriter e tudo o mais que envolve dar sentido às palavras. Ao tornar-se colaboradora da revista B – Cultura da Bicicleta conseguiu juntar duas das coisas que mais lhe dão gozo: escrever e andar de bicicleta. Em 2012 foi co-produtora da iniciativa Bicicletas ao Alto, projecto cultural integrado nas comemorações do 499º aniversário do Bairro Alto, em Lisboa.